Médicos que atuam na Rede Atenção Primária do município participaram da qualificação
Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de sua Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, juntamente com as Comissões Estaduais do Grupo de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais (GEDIIB), realizou a I Capacitação em Doenças Inflamatórias Intestinais para 80 profissionais de medicina que estão trabalhando na rede de atenção básica, em unidades localizadas por toda Salvador.
A iniciativa, que aconteceu no auditório do Hospital Geral Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula, contou com duas turmas, divididas em turnos matutino e vespertino.
O objetivo principal da ação é o preparo dos médicos em relação aos quadros sintomáticos e sinais de alerta para que haja o diagnóstico preventivo das doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa, que causa uma inflamação no revestimento interno do colón ou intestino grosso; e a doença de Crohn, caracterizada pelo inchaço em qualquer parte do intestino e que pode afetar a capacidade do corpo de digerir alimentos, absorver nutrientes e eliminar resíduos.
De acordo com Abdon Brito, Coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, a capacitação é essencial, pois essas doenças precisam ser mais conhecidas pelas equipes de atendimento, para que não haja diagnósticos tardios e, logo, o agravamento do quadro nos pacientes. “Embora não seja tão comum na realidade de quem está no atendimento das unidades básicas, é fundamental os médicos que atuam na atenção básica conheçam as doenças e os principais sintomas, para que possam orientar os pacientes”, reitera.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid element_width=”3″ grid_id=”vc_gid:1658521013184-b07f57b8-3225-6″ include=”25609,25610,25611,25612,25615,25608,25613,25614″][/vc_column][/vc_row]